На этой странице Вы можете получить подробный анализ слова или словосочетания, произведенный с помощью лучшей на сегодняшний день технологии искусственного интеллекта:
Esta é uma lista dos presidentes da Turquia desde a criação do cargo em 1923, após a guerra de independência turca. Uma república presidencialista desde 2018, o presidente turco ocupa o mais alto cargo no poder executivo do país, exercendo a função tanto chefe de estado quanto chefe de governo, além de comandante em chefe das forças armadas do país.
A abolição formal do Sultanato Otomano foi concretizada em 1 de novembro de 1922 pela Grande Assembleia Nacional da Turquia. O Tratado de Lausanne, assinado em 24 de julho de 1923, assegurou o reconhecimento internacional de um novo estado republicano turco e de suas fronteiras. A República da Turquia foi oficialmente declarada em 23 de outubro de 1923, com Mustafa Kemal Atatürk sendo eleito o primeiro presidente. Atatürk promoveu uma série de reformas no país que visavam mudar as estruturas políticas, legais, religiosas, culturais, sociais e econômicas da Turquia Otomana, transformando-a em um estado secular regido por uma república parlamentarista — neste regime, o presidente turco exercercia um papel meramente cerimonial. A tumultuosa transição do país para uma democracia multipartidária foi interrompida por golpes de Estado militares em 1960 e 1980. Desde 1980, no entanto, a Turquia vivencia relativa estabilidade política e econômica. Em 2007, a eleição do presidente deixou de ser uma escolha de membros do parlamento e passou a ser resultado de sufrágio universal. Em um referendo de 2017, o sistema de governo do país foi alterado para o presidencialismo, concentrando maiores poderes no cargo de presidente.
Dos 11 ex-presidentes eleitos para o cargo, 5 não chegaram a concluir seus mandatos: Atatürk e Özal morreram no exercício da presidência, Bayar foi deposto, Gürsel foi afastado por motivos de saúde. O presidente que por mais tempo exerceu sua função foi Atatürk (15 anos e 12 dias), e seu partido, o Partido Republicano do Povo, foi o que por mais tempo presidiu a Turquia (26 anos e 210 dias). No total, o país teve 5 presidentes interinos e, por ocasião dos golpes de 1960 e 1980, foi governado duas vezes por comitês nacionais militares.